Biblioteca do IFBA - Campus Porto Seguro

"Há conhecimento de dois tipos: sabemos sobre um assunto, ou sabemos onde procurar informação sobre ele." (Samuel Johnson)


Guia do Usuário

APRESENTAÇÃO

Este guia tem o intuito de orientar a todos os usuários sobre as regras e o funcionamento da Biblioteca do IFBAHIA – Campus Porto Seguro. Aqui você encontrará as normas de utilização de todos os materiais disponíveis na Biblioteca, bem como aproveitar de forma otimizada todos os nossos serviços.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta-feira, das 08h às 21h.

ACERVO

 O acervo da Biblioteca é composto de livros, periódicos, dicionários, guias, manuais, apostilas e CD – ROMS. O acervo encontra-se ordenado por assunto de acordo com a Classificação Decimal de Dewey – CDD.

EMPRÉSTIMO

Serviço facultado aos discentes, docentes e funcionários do IFBA - Campus Porto Seguro, devidamente cadastrados na Biblioteca.
O prazo e a quantidade de material a serem emprestados por tipo de usuário podem ser observados no quadro a seguir:

Tipo de Usuário

Quantidade

Tempo de Empréstimo

Discentes

3 ex.

7 dias

Funcionários

3 ex.

7 dias

Docentes

5 ex.

15 dias

RESERVA DE MATERIAL EMPRESTADO

Um livro que estiver emprestado poderá ser reservado a pedido do usuário. Será obedecida a ordem de reserva. Para que a reserva seja efetuada, são necessários os seguintes dados: Do livro: autor e título; Do usuário: nome, telefone para contato e e-mail.

ATENÇÃO: CADA USUÁRIO SÓ PODERÁ RESERVAR DOIS LIVROS POR VEZ

Após a devolução da obra o usuário que fez a reserva será notificado primeiramente por e-mail e depois por telefone.

  • a obra ficará à disposição do interessado por 24 horas;
  • o não-comparecimento libera a reserva para o próximo da lista;
  • não havendo outros interessados, a obra retornará ao acervo.

RENOVAÇÃO DO PRAZO DE EMPRÉSTIMO

O usuário poderá renovar a obra que se encontra em seu poder, desde que a obra não esteja reservada.

O prazo de renovação é pelo mesmo período de empréstimo.  Além disso, é preciso que o usuário não esteja com nenhum documento em atraso ou pendência na Biblioteca.

GUARDA-VOLUMES

NÃO É PERMITIDO PERMANECER NA BIBLIOTECA PORTANDO BOLSA, MOCHILA, SACOLA, PASTAS ETC.

  • Os guarda-volumes são exclusivos para alunos em atendimento na Biblioteca.
  • Ao utilizar o guarda-volumes, o usuário preencherá um formulário de controle e receberá uma chave numerada.
  • O usuário deverá devolver a chave do guarda-volumes, ao atendente, logo que se retirar da biblioteca, ficando terminantemente proibido levar a chave consigo.

A BIBLIOTECA NÃO SE RESPONSABILIZA POR VALORES DEIXADOS NOS GUARDA-VOLUMES.

PENALIDADES

Devolução fora do prazo implica em suspensão, calculada por dia de atraso.
Exemplo:

Nº dias de atraso

Empréstimo suspenso por

01

03 dias

02

06 dias

03

09 dias

EXTRAVIO DE MATERIAL

Em caso de perda, extravio ou qualquer dano físico ao material, o usuário deverá realizar sua reposição por outro exemplar (autor e título iguais) ou similar (em caso de obra esgotada) a ser indicado pela Biblioteca. Comunique imediatamente a perda ou extravio. Tal comunicação será feita por escrito e o usuário terá 10 dias para repor o material. Nesses 10 dias fica suspenso o empréstimo de qualquer material bibliográfico.

FORMULÁRIO DE LIBERAÇÃO DE RESPONSABILIDADE (NADA CONSTA)

Mantenha regularizada sua situação, pois ao final dos cursos os alunos precisam do “nada consta” da Biblioteca para liberação de diploma e demais documentos.

É VEDADO AOS USUÁRIOS:

- Fazer empréstimo se estiver em atraso com alguma outra publicação ou suspenso;
- Sair da Biblioteca com material bibliográfico com a data de devolução vencida ou sem empréstimo formalizado.
- Fumar, usar o celular e consumir alimentos e bebidas no interior da Biblioteca.

 

Silêncio na Biblioteca!


O silêncio é imprescindível para a concentração
de quem estuda e a fixação do conteúdo lido.

 

EQUIPE DA BIBLIOTECA

Aline Machado Cruz - Bibliotecária
Jakeline Vilela de Pádua - Bibliotecária
Fábio Fernandes Santana - Téc. Administrativo
Iara Ramos Santos - Atendente