CURSO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
CAMPUS PORTO SEGURO

1. Apresentação

O Projeto do Curso Superior de Licenciatura em Computação, ora apresentado, resulta do esforço e compromisso de uma equipe de especialistas em educação, professores dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Os referidos profissionais empreenderam um longo processo de discussão e amadurecimento de idéias acerca da formação docente a ser realizada pelas licenciaturas do IFBA. A intenção é responder aos desafios que são colocados pela sociedade contemporânea, em relação à escolarização dos indivíduos, nos níveis fundamental, médio e profissional na área de computação.

2. Objetivo

Formar Licenciados em Computação para atuar na educação básica, em todas as suas modalidades. O licenciado poderá atuar nas diversas áreas da Computação. O profissional formado terá uma sólida base científica que possibilitará a vivência crítica da realidade educacional e a experimentação de novas propostas que considere a evolução da educação, da ciência e da tecnologia. Com isso serão capazes de refletir sobre sua prática pedagógica e de intervir na realidade regional buscando transformá-la. Tal objetivo está em consonância com a proposta do Ministério da Educação para os cursos de licenciatura implantados nos Institutos Federais.

3. Perfil do Candidato

Necessário ao candidato ao curso de Licenciatura em Computação ter concluído o ensino médio, além de:

  • Identificar-se com a área de ciências exatas, podendo esta ser adquirida no decorrer do curso.
  • Ter perfil para desenvolver trabalhos em equipe e,
  • Possuir habilidade para explorar os amplos conhecimentos pertinentes a computação, de forma a acompanhar paralelamente o avanço tecnológico, principalmente no que se refere às tecnologias educacionais.

4. Perfil do Concluinte
O Licenciado em Computação utilizará a informática na Educação como um meio, associada ao domínio das respectivas didáticas, com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagens.
Algumas características fundamentais desse profissional são:

  • A capacidade de utilizar o computador como ferramenta de auxílio no processo de ensino e aprendizagem;
  • Habilidade de construir e desenvolver ambientes de aprendizagem informatizados;
  • Habilidade de implementar e avaliar softwares educacionais e capacidade de desenvolver matérias instrucionais através do emprego da Informática.

O licenciado deverá ainda evidenciar uma compreensão de educação como caminho para a construção do ser pessoal, livre, crítico e avaliativo e assumir o papel de educador com sensibilidade para interpretar as ações do educando.

5. Área de Atuação do Profissional

O Licenciado do Curso de Licenciatura em Computação poderá atuar em diversas áreas educacionais, algumas delas são:

  • Professor da Educação Básica em todos os níveis e modalidades em escolas e institutos na área de informática;
  • Consultor e/ou assessor de tecnologia da informação em instituições públicas, privadas ou mistas, integrante de equipes de consultoria em secretarias de educação, instituições de ensino e em empresas;
  • Integrante de equipes técnicas para construção de ambientes de aprendizagem informatizados;
  • Desenvolvedor de atividades de pesquisa de tecnologia em informação e comunicação voltadas para tecnologias educacionais;
  • Empreendedor no desenvolvimento de software educacional.

 

Documentos

Matriz Curricular


Informações
Telefone:
(73) 3288-6686

Ramais:
9819

E-mail: depenps@ifba.edu.br