CURSO LICENCIATURA EM QUÍMICA
CAMPUS PORTO SEGURO

1. Apresentação

O Projeto do Curso Superior de Licenciatura em Química, ora apresentado, resulta do esforço e compromisso de uma equipe de especialistas em educação, professores dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Os referidos profissionais empreenderam um longo processo de discussão e amadurecimento de idéias acerca da formação docente a ser realizada pelas licenciaturas do IFBA. A intenção é responder aos desafios que são colocados pela sociedade contemporânea, em relação à escolarização dos indivíduos, nos níveis fundamental, médio e profissional na área de Química.

2. Objetivo

Formar Licenciados em Química para atuar na educação básica, em todas as suas modalidades atendendo às necessidades e realidades peculiares a sua região de abrangência, bem como ao contexto do ensino no país.

A implantação do curso de licenciatura é motivada pela necessidade da consolidação de um curso com identidade própria, visando especificamente à formação de professores; pela carência de professores de Química para o Ensino Médio na região; pela falta de um espaço institucional para formação de professores no curso de Química; e pela necessidade de consolidação da área de pesquisa em Ensino de Química, com espaço acadêmico equivalente às demais quatro áreas tradicionais da Química.

3. Perfil do candidato

O candidato ao curso de Licenciatura em Química deverá ter (ou poderá desenvolver ao longo do curso) afinidade com as ciências exatas (Química, Física e Matemática), além de:

  • Ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção.
  • Saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional.
  • Ter interesse no auto-aperfeiçoamento contínuo, curiosidade e capacidade para estudos extra-curriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas com o ensino de Química, bem como para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas oferecidas pela interdisciplinaridade, como forma de garantir a qualidade do ensino de Química.

4. Área de atuação do profissional

  • Atuar no magistério, ao nível da Educação Básica, em todos os níveis e modalidades, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescentes; organizar e usar laboratórios de Química;
  • Escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino de Química; analisar e elaborar programas para esses níveis de ensino.
  • Desempenhar outras atividades na sociedade, para cujo sucesso uma sólida formação universitária seja importante fator.

5. Perfil do concluinte

De acordo com o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE-CES 1.303/2001) o Licenciado em química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química. Preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação Básica, em todos os seus níveis e modalidades.

O licenciado deve estar habilitado na organização, execução e apresentação de planos de pesquisa científica, bem como na solução de problemas relacionados ao ensino de Química; ter consciência do uso da educação como forma de promoção social do educando, levando-o ao pleno exercício de sua cidadania e ser um professor-pesquisador.

O egresso do Curso Superior de Licenciatura em química deve possuir o seguinte perfil:

  • Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação;
  • Possuir capacidade crítica para analisar e assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais;
  • Ter habilidade que o capacitem para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática e avaliação da qualidade do material disponível no mercado;
  • Atuar como pesquisador no ensino de química;
  • Compreender os conceitos, leis e princípios da Química;
  • Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Química na sociedade;
  • Ter atitude favorável à incorporação, na sua prática, dos resultados da pesquisa educacional em ensino de química, visando solucionar os problemas relacionados ao ensino/aprendizagem;
  •  Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo;
  • Contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescentes;
  • Escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar  bibliografia para o ensino da Química;
  • Exercer a sua profissão com espírito dinâmico e criativo, nas buscas de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafios as dificuldades do magistério;
  • Assumir conscientemente a tarefa educativa cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania.

6. Documentos

Distribuição das disciplinas por núcleos

Matriz Curricular

 

Documentos

Distribuição das disciplinas por núcleos

Matriz Curricular


Informações
Telefone:
(73) 3288-6686

Ramais:
9819

E-mail: depenps@ifba.edu.br